
Embora cada estação do ano tenha seus encantos, cores e sabores, o verão será sempre o clima preferido da maioria dos brasileiros. Afinal, o que poderia ser mais divertido que um dia de muito sol com amigos na piscina?
São infinitas as possibilidades e formas dessa parte tão importante e requisitada da casa nos meses mais quentes. Cada projeto visa contemplar um estilo de vida – desde os mais esportistas àqueles que querem um verdadeiro parque aquático particular. Entre os diversos perfis de público existem as pessoas que buscam o contato com a natureza de todas as formas, inclusive nas piscinas naturais.

Originada na Europa na década de 1980, a tendência de trocar o cloro por plantas começou com uma equipe de pesquisadores austríacos que queria repensar de forma mais sustentável a experiência de nadar, assim como faziam na infância em riachos nas montanhas. O conceito de piscinas naturais combina áreas de diversão e natação com jardins aquáticos.

Uma das características mais interessantes dessas piscinas é sua versatilidade e adaptabilidade às mais variadas linhas arquitetônicas, espaços e topografias. Seu projeto pode variar infinitamente, de modo a contemplar diversos estilos, desde os modernos aos mais rústicos – com praias, pedras, cachoeiras e ilhas. Seja qual for o tamanho ou formato, essas piscinas devem ser projetadas para se integrarem ao seu jardim.








Piscinas naturais são purificadas por plantas aquáticas e sistemas de filtração biológica. Uma área de regeneração é planejada com paisagismo aquático, que funciona como um equipamento orgânico de limpeza. Um sistema de bombas circula a água através da zona de regeneração, com barreiras de rochas e cascalhos que fazem o papel de filtro biológico adicional.

Por que construir uma piscina natural?

Além de adicionar diariamente experiências de contato com a natureza, as piscinas – também conhecidas como biológicas – estão entre as últimas tendências no setor de paisagismo e arquitetura sustentável. Ainda há o benefício do baixo custo de manutenção e consumo de energia em relação às convencionais.

O objetivo de uma piscina natural é criar um ambiente balanceado e autossustentável. Esse conceito de piscina não utiliza produtos químicos como cloro, coagulantes, algicidas, corretores de pH etc. Isso traz benefícios à sua saúde e bem-estar por ser livre de produtos químicos que irritam a pele e os olhos. Sem falar na atração de pássaros, borboletas e novas cores para o seu convívio familiar e social. Você só precisará dar alguns passos até o jardim para se encontrar com a natureza e ter uma experiência ainda mais relaxante.
Piscinas convencionais podem ser relaxantes, mas não há nada mais refrescante quanto um mergulho em fonte de água natural, como um lago ou rio em um dia quente de verão. Agora você pode acessar todas essas sensações dentro da sua casa.