Na dúvida, invista em imóveis.

10 motivos para você ter imóveis em seu portfólio de investimentos

Não é à toa que uma das opções mais tradicionais de investimento continua sendo o imóvel. Seja em meio a uma turbulência na política ou de saúde pública, como a que vivemos com a pandemia.

Não importa o contexto – investir em imóveis é uma das maneiras mais seguras e lucrativas de construir e proteger seu patrimônio. Sempre vale destacar alguns dos fatores que mantêm os imóveis no topo do ranking de quem investe:

1. Potencial de valorização

minimalist geometric building with curvy balconies in city

Embora o contexto macroeconômico do momento oriente os níveis de valorização, a boa notícia é que todo investimento no setor imobiliário sempre trará resultados no médio e no longo prazo. No interior paulista, por exemplo, durante os meses mais críticos de pandemia e afastamento social, imóveis de alto padrão na região de Itu atingiram índices de valorização de até 110%.

2. Investimento confiável

Investir no mercado imobiliário é considerada uma das opções mais seguras que existem. São vários os fatores que sustentam tal afirmação, mas uma das mais importantes é que praticamente tudo ao nosso redor está direta ou indiretamente conectado a algum tipo de imóvel.

Todos precisamos de uma residência, de um espaço físico para desenvolver nossos trabalhos, nossa produção, fabricação, estudos; necessitamos de um local para fazer compras de supermercado, bancos, shopping centers etc. Todas essas necessidades são inerentes às crises, por isso sempre estaremos em busca de um imóvel que acomode nossas necessidades e projetos de vida. Sem falar que investir em imóveis está imune à insolvência de instituições financeiras.

É por essas razões que, historicamente, os imóveis estão entre os investimentos de menor risco disponíveis no mercado – especialmente em um país como o Brasil, que já viveu tantas fases instáveis.

3. Segurança na “distribuição dos ovos”

Todos sabemos que diversificar o portfólio minimiza consideravelmente os riscos de quem investe. Assim, mesmo no caso dos perfis mais agressivos de investidores, como os mais focados na Bolsa de Valores, ter parte do dinheiro alocado em imóveis é sempre uma escolha prudente – seja de forma direta, comprando imóveis, ou indireta, por meio dos fundos imobiliários.

4. Proteção familiar

adult affection baby child

Imóveis também funcionam como escudo protetor de famílias através das gerações. Ter a posse de imóveis significa poder gerar renda por meio de locações. Assim, mesmo que o provedor ou responsável pelos seus descendentes falte, a situação econômica dos seus dependentes estará assegurada.

Além de suprir as necessidades e garantir a sobrevivência da família, imóveis também são a herança mais segura para os descendentes, ajudando na construção do seu próprio patrimônio, uma vez que os imóveis podem ter durabilidade infinita.

5. Sempre o melhor momento

Dê uma volta pelo seu bairro. Certamente você irá se deparar com uma infinidade de opções de negócios quando o assunto é imóvel. Quando pensamos nesse setor, podemos afirmar que não há “o momento ideal” para investir. Ou seja: não há necessidade de “esperar por uma onda” ou condição específica para entender que é a hora certa de fazer tal escolha.

Tudo vai depender dos seus projetos e momento da vida. O setor imobiliário surpreende a todo instante com oportunidades fantásticas para quem sabe identificá-las e está disposto a aproveitá-las. Os investidores mais treinados conseguem, inclusive, surfar as melhores possibilidades que o setor oferece nas situações de crise.

Eles se beneficiam da dinâmica dos preços e transformam as variações de mercado em vantagem para os seus negócios. Podermos afirmar, portanto, que agora é sempre a melhor hora de investir no segmento imobiliário.

Outro fator que vale a pena destacar é a estabilidade do setor em momentos de crise. Depois que a tempestade passa, o mercado de imóveis está entre os que apresentam maior rapidez na recuperação. Se você investe em momento de baixa ganha posição privilegiada na recuperação do setor.

Se o mercado estiver em alta, continua sendo a hora certa – pois com a economia aquecida aumenta também a demanda pela compra e aluguel, fazendo com que os investidores tenham bons resultados.

6. Durabilidade quase infinita

four brown wooden chairs

Basta dar uma olhada nos castelos medievais e propriedades milenares. Imóveis são bens extremamente duráveis e seu uso pode perdurar por gerações. Casas e propriedades podem se transformar uma fonte de renda para seus descendentes. Ou seja: se você mantiver uma propriedade pela vida toda, deixará como patrimônio para seus filhos e netos. Eles, por sua vez, também terão a mesma oportunidade de usufruir do imóvel e passá-lo para a próxima geração.

7. Fonte de renda

Todo investimento em imóveis permite a obtenção de renda passiva – um rendimento que não depende do seu esforço. Sempre haverá procura por um bom imóvel para alugar – uma demanda que raramente diminui, mesmo em tempos de crise.

8. Rentabilidade

Invariavelmente, quem busca investir em imóveis se preocupa bastante com a localização. E não é para menos. Bons imóveis em boas localizações geralmente trazem boa rentabilidade.

Ao escolher algo em uma área com altos índices de valorização, a tendência é que, com o tempo, o valor desse bem aumente de forma constante e significativa – sem que, para isso, você precise se preocupar com as flutuações do mercado.

9. Liquidez

É relaxante saber que o seu patrimônio tem liquidez e, se for o caso, possa ser vendido com facilidade e transformado em dinheiro. Por isso, no momento de buscar os melhores negócios imobiliários, é fundamental observar diferenciais relevantes que tornarão seu investimento ainda mais valorizado no mercado.

10. Imunidade à inflação

O Índice Nacional da Construção Civil (INCC) é um dos principais índices de inflação de preços da construção civil. Ele é o indexador responsável pelos reajustes nas parcelas da compra de um apartamento, no valor dos aluguéis e outros pagamentos e transações do mercado imobiliário. Quem investe em imóveis protege de forma direta o poder de compra do seu dinheiro.

Deixe uma resposta