O início do outono abre a temporada do friozinho gostoso que tanta gente adora. As tardes divertidas com a família e amigos na área da piscina agora tendem a vir para os ambientes internos. É momento para ficarmos um pouquinho mais recolhidos em nossas casas, curtindo as delícias que esse clima proporciona – desde aqueles filmes imperdíveis com muita pipoca aos vinhos e queijos com as pessoas amadas.

Se os hábitos mudam, a decoração da casa também acompanha tais mudanças. Passamos a usar mais almofadas, fechar as cortinas, acender a lareira com mais frequência; tudo para criar uma sensação de calor e aconchego em nosso lar. Selecionamos algumas dicas para a sua casa ficar mais gostosa e ainda mais charmosa durante os dias mais frios do ano. Confira:
Mais mantas
As mantas são perfeitas para criar uma atmosfera mais charmosa na decoração da sua casa. Elas são verdadeiros instrumentos de conforto, relaxamento e proteção do frio. Vale espalhá-las por sua casa toda, em móveis como sofás, poltronas, cadeiras e camas.

Se você gosta de um clima mais artesanal, mantas de tricô são uma boa opção; elas são muito bonitas e fofas, dando um charme único à sua decoração. Agora, se a sua intenção é um ambiente mais sofisticado, mantas de algodão e microfibra são ideais. Além de agregar uma sensação aconchegante, essas mantas também criam um clima mais romântico na sua casa. Também vale posicionar as mantas sobre alguns dos seus móveis. Além dos fatores estéticos, mantas são ótimas opções de praticidade para a sua casa.
Tapetes e cortinas
Tapetes são opções elegantes, aconchegantes e de proteção, já que eles isolam nossos pés dos pisos gelados. Tapetes mais fofos e felpudos também podem ser usados até para se deitar, oferecendo um conforto extra, despojado e divertido.

Além disso, os tapetes podem ser estrategicamente colocados em qualquer lugar da casa, no quarto, sala, banheiro, escritório, cozinha e nas áreas externas. Invista também nas cortinas mais grossas e pesadas, elas ajudam a bloquear a entrada do frio e criam um clima mais gostoso.
Abuse das almofadas
Utilize muitas almofadas nessa época do ano; use-as nos sofás, camas, cadeiras e poltronas. Elas criam um clima mais casual, aconchegante e aquecido.
Outra dica é colocá-las no chão ou sobre os tapetes mais felpudos para criar um canto de relaxamento. Utilize almofadas de tricô, crochê ou tecidos mais felpudos para criar ambientes deliciosos.
Invista em cores quentes
Cores são sempre perfeitas para complementar a sua decoração. No outono/inverno, o ideal é investir em cores quentes; pois, como o próprio nome já diz, geram uma sensação de calor no interior da sua casa em climas mais frios.
Se o estilo da sua residência permitir, use cores terrosas como vermelho, laranja, marrom em almofadas, tapetes, cortinas, quadros. Apenas tome cuidado para não sobrecarregar a sua casa com muitas cores escuras que tornem o clima interno pesado. Misture cores quentes e frias para harmonizar os ambientes.
Móveis e acessórios de madeira
Se as cores quentes criam um clima de calor, as madeiras são as campeãs no quesito aconchego. Aposte em móveis de madeira, como mesas, cadeiras, cestos, para criar uma sensação térmica ideal em épocas mais frias. Pisos também são uma boa pedida, já que a madeira é um material mais quente que agrega elegância e versatilidade aos projetos.
Iluminação
A iluminação também afeta a nossa sensação térmica no interior da casa. No outono/inverno use lâmpadas de cores amareladas para criar ambientes mais aconchegantes visualmente.

Outro truque é apostar em velas, pois elas criam um ambiente envolvente e relaxante. Você pode usá-las não apenas na sala de jantar, mas na casa toda, inclusive nos banheiros. As velas conseguem dar um charme incrível aos mais diferentes ambientes, mas use-as sempre com muito cuidado e segurança para evitar acidentes. Se preferir, use as velas artificiais; elas não têm o mesmo calor, é claro, mas o efeito visual é lindo.
Lareira
Sempre com muito glamour e aconchego, as lareiras são perfeitas para aquecer os ambientes. Existem quatro tipos de lareiras no mercado: à lenha, a gás, elétricas, ecológicas. Algumas nem precisam de chaminés e podem ser controladas por controle remoto.
À lenha: a mais tradicional de todas, sendo necessária a utilização de chaminés por conta da queima da lenha.
A gás: não necessita de lenha, já que ela funciona pelo aquecimento de pedras vulcânicas, além de ser acionada por um simples botão.
Elétricas: funciona de maneira similar a um aquecedor, porém reproduzindo as chamas em imagens 3D. Funciona por controle remoto, com o brilho das chamas também sendo controlado.
Ecológica: funciona com álcool/etanol, dispensando o uso da lenha. Não causam sujeiras e podem ser portáteis.
Adegas
As adegas são uma boa opção que combinam decoração com praticidade. Com elas, você pode aproveitar um bom vinho com a família ou amigos durante a época de frio.
Veja o conteúdo especial sobre adegas no nosso blog. Clique aqui.