O Feng Shui é um conhecimento milenar muito presente na ciência e na cultura oriental há milhares de anos. Nascida na China, essa filosofia estuda os efeitos das energias do ambiente na vida das pessoas por meio do mapeamento e harmonização dos espaços físicos. De acordo com os chineses, os cinco elementos vitais que compõem o planeta – terra, metal, água, madeira e fogo – podem ganhar mais equilíbrio por meio das técnicas do Feng Shui.
O baguá é a principal ferramenta utilizada na harmonização dos ambientes. Cada um dos seus oito lados, chamados de “guá”, é representado por um aspecto da vida, com suas respectivas cores e elementos. Esse mapa octogonal é aplicado sobre a planta baixa da casa para mapear os diferentes fluxos das energias vitais, também conhecidas como Chi. Os oito “guás” são:
– Trabalho: elemento água e cor preta
– Espiritualidade: elemento terra e cor azul
– Família: elemento madeira e cores verde
– Prosperidade: elemento madeira e cor púrpura
– Sucesso: elemento fogo e cor vermelho
– Relacionamentos: elemento terra e cor rosa
– Criatividade: elemento metal e cor branca
– Amigos: elemento metal e cor cinza

Agora que você já sabe um pouquinho sobre o Feng Shui, conheça algumas dicas para melhorar a energia da sua casa e atrair energias positivas:
Porta de entrada livre
Não coloque objetos ou obstáculos na porta de entrada. Essa passagem deve estar livre para permitir a entrada do Chi na sua residência. Ao invés disso, prefira plantas e vasos nos arredores da porta.

Sem sapatos
Ao entrar em casa, tire os sapatos e deixe-os do lado de fora. Além de higiênico, evita que as tensões do dia lá fora sejam introduzidas no ambiente da sua residência.

Sem obstáculos no corredor
Assim como no tópico da porta de entrada, também não permita que objetos e móveis atrapalhem o deslocamento nos corredores. Isso pode prejudicar a circulação das energias vitais pela casa.

Posição dos móveis
De acordo com o Feng Shui, cada cômodo tem um móvel que o lidera e precisa estar na posição adequada. No escritório, a mesa deve estar no centro do ambiente, de frente para a porta de entrada. No quarto, a cama deve estar posicionada de modo que você possa ver a porta de entrada – mas nunca de frente para ela.

Quarto
O quarto é um ambiente de tranquilidade e intimidade, onde o subconsciente também precisa relaxar; por isso, evite colocar objetos pesados acima da cama.

Cozinha
O Feng Shui valoriza muito a cozinha, pois esse espaço está relacionado a abundância, ao amor e à família. Por isso, mantenha esse ambiente sempre limpo e organizado para as suas reuniões e refeições. Também mantenha as facas fora de vista, já que elas favorecem discussões e confrontos.

Banheiro
O banheiro é um ambiente muito delicado no Feng Shui, pois é lugar de energias negativas. Por isso, mantenha ralos e tampas dos vasos sanitários sempre fechados para evitar a fuga de energias positivas. Isso também vale para as portas de entrada, que devem ficar sempre fechadas. Utilize plantas para melhorar as energias vitais nos banheiros.

Iluminação
Uma boa iluminação ativa o Chi e os sentimentos relacionados a motivação. Por isso, mantenha sua casa bem iluminada, com luz natural ou artificial. A luz natural tem efeitos energéticos; então, sempre que possível deixe a luz do Sol entrar nos ambientes.

Água corrente
Água em movimento sempre traz energias positivas. Segundo o Feng Shui, fontes e aquários são sinais de abundância.

Plantas
Plantas são excelentes para equilibrar ambientes e trazer aquele frescor natural para a sua casa.
