Home Staging valoriza o imóvel e acelera a venda.

Nossa missão como consultores da Seu Imóvel Itu é proporcionar a você as melhores experiências durante as negociações de imóveis de alto padrão no interior de São Paulo. Por isso, estamos sempre nos aprimorando na aplicação das tendências mais eficazes de compra e venda disponíveis no mercado imobiliário – inclusive o home staging. Conheça agora as principais características dessa técnica extremamente prática e eficiente.

kitchen and dining area

O home staging nasceu nos Estados Unidos nos anos 70. Naquela ocasião, a consultora imobiliária Barb Schwarz percebeu que algumas mudanças estéticas nos ambientes de um imóvel tinham enorme poder de acelerar sua venda e, ainda, elevar seu preço acima do valor estabelecido inicialmente.

Ao longo dos anos, essa ferramenta do marketing imobiliário nascida nos EUA demonstrou tanta eficiência que também passou a fazer parte dos mercados do Canadá, Europa e Austrália. Resumidamente, o home staging é a reorganização estética de um imóvel – valorizando pontos fortes e minimizando pontos fracos – com o objetivo de torná-lo mais atraente e vendável.

Não confunda home staging com decoração

Diferente do conceito tradicional de decoração, essa técnica deve ser planejada para agradar a maioria dos públicos e suas respectivas preferências estéticas, por isso precisa ser neutra. O ideal é pensar o home staging de forma universal para contemplar todos os estilos e idades. Somente assim os visitantes conseguirão visualizar as adaptações aos seus estilos e gostos pessoais.

No home staging, que em tradução literal significa “encenação de casa”, o objetivo é estimular os sentidos e a criatividade das pessoas interessadas, fazendo com que elas passem a desejar o imóvel e se imaginem vivendo nele. É por isso que essa técnica está focada em deixar cada ambiente o mais bonito possível, agradável e confortável sem precisar de grandes reformas.

Home staging não significa reforma

Embora possa ser necessária a troca de revestimentos que não estejam em bom estado ou intervenções em determinados aspectos da casa que marquem um estilo de decoração indesejado, o home staging é diferente de uma reforma. Trata-se de uma repaginação que não envolve mudanças estruturais. Uma das peculiaridades do home staging é despersonalizar o imóvel, eliminando aquelas características deixadas pelos moradores anteriores que podem desestimular as pessoas interessadas na compra.

O conceito geral prevê serviços de limpeza, pintura e pequenos reparos na parte elétrica e hidráulica, que farão muita diferença durante a visita dos possíveis compradores. Isso significa transformar o imóvel com detalhes e aproveitar tudo o que há de mais positivo nele. Embora tudo isso possa parecer complexo à primeira vista, o home staging visa a velocidade e a implementação de melhorias com os menores custos possíveis. Além disso, a expectativa é que todo o investimento seja recuperado quando o imóvel for vendido por um valor mais alto do que poderia acontecer antes do home staging.

Gostou do assunto? Venha tomar um café conosco e entender melhor como essa técnica pode te ajudar.

Deixe uma resposta