
Se você está planejando comprar ou alugar um imóvel, a visita é uma das etapas mais importantes e decisivas na escolha da casa ou do apartamento dos seus sonhos.
Mas, para que esse sonho não se torne um pesadelo, é preciso ter em mente que este é um processo que requer paciência e muita atenção aos detalhes. Existem aspectos relevantes a serem observados – antes, durante e depois da visita.
E para que você esteja preparado e não deixe nada passar desapercebido, nós elencamos 10 dicas para visitar um imóvel e ter sucesso em sua busca. Confira!
1. Busque a assessoria de uma boa imobiliária
Se você iniciou a procura por um imóvel de forma independente, fazendo suas buscas pela web, com certeza se deparou com uma enorme quantidade de anúncios de venda ou locação. No meio de tantas opções, fica difícil selecionar os imóveis que realmente se encaixam no seu planejamento, contatar todos os proprietários, obter informações completas e confiáveis, agendar visitas, analisar propostas, negociar… Ufa! Parece cansativo. E é mesmo!
Mais do que desgastante, buscar um imóvel sem ter conhecimento amplo do mercado imobiliário pode resultar em muitas frustrações, perda de tempo e até de dinheiro.
Mas todas essas dificuldades são sanadas quando você pode contar com a assessoria de uma boa imobiliária, com profissionais credenciados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis, capacitados para oferecer o suporte que você certamente precisará.
Com a assessoria imobiliária você poderá concentrar suas atenções em outros pontos importantes da escolha de sua nova casa ou do seu novo apartamento, pois terá o respaldo de uma empresa com experiência no mercado imobiliário, que acompanhará cada etapa, desde a seleção dos imóveis que se encaixam no seu perfil até o fechamento do negócio.
Por isso, esta é a primeira e uma das mais importantes dicas para que você evite decepções e prejuízos: antes de começar sua busca por um imóvel, procure uma imobiliária com credibilidade e com profissionais cuja experiência fará toda a diferença.
2. Concentre suas buscas em um único corretor
Quem insiste em buscar um imóvel por conta própria, assim, sem a orientação de um profissional capacitado, acaba em contato com diversos corretores diferentes. Ainda que essa possa parecer a alternativa mais rápida, na prática, o resultado é exatamente o contrário: perde-se muito tempo e corre-se o risco de ficar andando em círculos na busca pelo imóvel ideal.
Além de acumular uma série de contatos em seu WhatsApp e ter que responder diversas vezes as mesmas perguntas e repetir todas as suas expectativas e necessidades a cada nova conversa, você não terá a dedicação exclusiva e o atendimento personalizado que um único corretor pode oferecer.
Segundo Elaine Navarro, corretora da Seu Imóvel, o cliente é o maior beneficiado ao centralizar suas buscas em apenas um corretor. “Quando a pessoa procura por vários corretores diferentes, nenhum deles consegue concentrar as energias e fazer um trabalho completo para aquele cliente. Além de dispersar as buscas, perde-se muito tempo e não é possível evoluir para uma boa negociação. Quando a pessoa procura o atendimento de um único profissional, esse corretor vai se dedicar exclusivamente, vai se aprofundar na necessidade do cliente e oferecer um serviço personalizado e de mais qualidade”.
Por isso, a melhor decisão é procurar uma imobiliária que dedicará um corretor para compreender suas expectativas e trabalhar nas buscas pelo imóvel ideal para você.
3. Faça uma lista de suas prioridades e expectativas
Antes de começar a procurar por um imóvel, é preciso que você saiba exatamente o que espera encontrar. Por isso, é importante listar todos os pontos que você considera primordiais para seu futuro imóvel.
Você busca uma casa com jardim e piscina? Não dispensa a área gourmet? O apartamento precisa ter varanda? Que tal um condomínio com ampla área de lazer para toda a família? Ou, quem sabe, um imóvel próximo ao seu trabalho?
Anote todas as suas exigências, das mais básicas até as que seriam um diferencial na sua decisão. E, claro, por que não incluir os pontos que você considera negativos em um imóvel?
Sua lista de prioridades ajudará o corretor a conhecer o seu perfil e apresentar imóveis que realmente se enquadrem no que você procura. Além disso, também será uma ótima maneira de filtrar as opções visitadas, para facilitar sua decisão por aquela que tenha o maior número de pontos positivos para você.
4. Explore a região onde o imóvel está localizado
A região onde um imóvel está localizado é tão importante quanto o imóvel em si. Esse aspecto não apenas influencia na valorização do imóvel, como também impacta diretamente no seu dia a dia.
Por isso, além de visitar uma casa ou um apartamento, nós recomendamos que você também faça uma visita pelas redondezas, explore o bairro e conheça sua futura vizinhança.
Pesquise como é o trânsito na região, se o comércio local atende a suas necessidades e até mesmo se o bairro é seguro.
Para isso, você pode conversar com moradores, dar uma volta pelas ruas próximas ao imóvel ou fazer uma busca pelo Google Street View.
Ah! E, claro, o corretor também poderá fornecer informações privilegiadas sobre o bairro e, principalmente, sobre a valorização daquela região no mercado imobiliário.
5. Crie um checklist da infraestrutura
Uma vez dentro do imóvel, muitos pontos devem ser observados. Por isso, é importante que você tenha em mãos um checklist para não deixar passar batido nenhum detalhe.
Nos casos de imóveis usados, por exemplo, o seu estado de conservação deve estar no topo da lista. Observe pisos, paredes, azulejos, interruptores, pias, vasos sanitários… E, caso o imóvel conte com mobília, analise também o estado e a qualidade desses objetos.
Quando o assunto é instalação hidráulica, verifique com atenção possíveis vazamentos e entupimentos. Teste os registros, as descargas, torneiras e todos os pontos de escoamento de água.
A parte elétrica requer atenção especial, principalmente pelo quesito segurança. Confira as tomadas, os interruptores e até mesmo o quadro de distribuição de energia.
Durante a visita, não se esqueça de observar as condições da alvenaria do imóvel. Analise com cuidado portas e janelas, a instalação dos pisos e azulejos, e também as paredes, verificando se há rachaduras, trincas e manchas.
O corretor poderá ajudar a realizar essa vistoria na infraestrutura, pois cada necessidade de reparo deverá ser considerada na negociação do valor do imóvel.
6. Calcule a metragem de todos os cômodos
Esta é uma das principais razões para visitar um imóvel pessoalmente, pois só assim você poderá ter noção da amplitude real de cada cômodo.
Não esqueça de levar uma trena para calcular a metragem exata dos espaços da propriedade. Isso será muito importante para saber se os ambientes atendem suas necessidades e comportam seus móveis.
Meça a largura de portas, corredores, garagem… Você não quer ter a surpresa desagradável de descobrir que sua lavadora de roupas não cabe na área de serviço, ou que não há espaço para seu veículo manobrar na garagem, não é mesmo?
7. Visite o imóvel em dias e horários diferentes
Esta dica é o que chamamos de “Elemento surpresa”, e nós não queremos que seja você o surpreendido. Por isso, converse com o corretor e agende mais de uma visita ao mesmo imóvel, em dias e horários diferentes.
Imagine que você visitou uma casa ou um apartamento e encontrou uma vizinhança bastante tranquila. Já em outros horários e dias da semana… Surpresa! A região não é tão silenciosa quanto você desejava.
A rotina do bairro e dos vizinhos é mais bem observada quando se visita o imóvel em momentos distintos. Então, evite surpresas, apareça por lá mais vezes.
8. Avalie também a estrutura do condomínio
Caso você tenha optado por um apartamento ou uma casa em condomínio fechado, lembre-se de que a estrutura do condomínio também precisa ser avaliada, por ser um fator que impacta diretamente no valor do imóvel, seja para compra ou locação.
Não deixe de conhecer as instalações de uso comum, como área gourmet, salão de jogos, espaço de eventos e piscina. E verifique se a estrutura atende o que você e sua família procuram.
É importante também ficar atento à infraestrutura e acessibilidade, como o sistema de segurança, portaria, garagens, elevadores e outros aspectos que podem facilitar ou atrapalhar o seu dia a dia.
Ah! E não esqueça de conferir as normas e regras do condomínio, para saber se elas se adequam a você e você a elas.
9. Registre a visita com fotos e vídeos
Aproveite o momento da visita para registrar o imóvel com fotos e vídeos. Após conhecer alguns imóveis selecionados pelo corretor, esses registros serão importantes para que você se recorde dos detalhes que mais chamaram a sua atenção em cada visita.
As fotos também ajudarão a analisar o imóvel com mais calma, projetar sua própria decoração e observar detalhes que podem ser decisivos antes de fechar o negócio.
10. Faça perguntas e tire todas as suas dúvidas
Como dissemos na dica de número dois, uma das vantagens de contar com a assessoria de um único corretor é receber um atendimento personalizado e muito mais atencioso. Por isso, não hesite em fazer perguntas e esclarecer todos os seus questionamentos com esse profissional.
O corretor estará dedicado a ajudar você a encontrar o imóvel dos seus sonhos, a orientar sua decisão de um ponto de vista profissional e, com toda a expertise do mercado imobiliário, intermediará as negociações.
Tudo isso, para que você concretize o negócio com tranquilidade e segurança, sem dar espaço para dúvidas.