Itu oferece ótima infraestrutura de ensino para crianças e adolescentes.

Pouco mais de 170 mil habitantes, rico patrimônio histórico e cultural, vocação para o desenvolvimento de grandes negócios e, sem dúvida alguma, destino certo para quem busca qualidade de vida. São muitas as características que fazem de Itu uma localidade singular no interior paulista.

Além de todos esses atributos, o município, considerado como estância turística do estado de São Paulo – também possui excelente infraestrutura de serviços voltada aos mais variados segmentos e necessidades – principalmente quando o assunto é a educação das crianças e dos adolescentes.

Itu oferece dezenas de excelentes escolas particulares que atuam nos níveis do ensino Infantil, Fundamental e Médio. Conheça algumas delas.

Branta Institute

Fundada em 2004, em Salto, a escola mudou-se em 2011 do município vizinho para Itu. A Branta Institute é uma das principais instituições de ensino da cidade. Em 2020, a escola passou a oferecer dupla certificação por meio do programa educacional americano GIA (Griggs Internacional Academy).

A GIA, fundada em 1909 com o objetivo de promover a educação internacional, atualmente faz parte da Andrews University, que aplica programas de ensino a distância em centros educacionais que visam preparar seus alunos para ingressarem em universidades de excelência no mundo todo.

A escola também possui vários projetos diferenciados, como o Cientista em Ação – programa que envolve experimentos, jogos e maquetes sobre os temas que mais interessam aos alunos. Além de contribuir com o desenvolvimento de conceitos científicos, o objetivo é despertar a curiosidade e interesse no universo científico.  Atualmente, o Instituto Branta atende desde a primeira infância até o Ensino Médio.

Fotos: Divulgação/branta.com.br

Colégio Progresso

O colégio foi fundado em Campinas, em 1900, por um grupo de cafeicultores que queriam garantir às filhas o acesso ao estudo próximo de seus familiares. Alguns anos mais tarde, a instituição passou a atender as famílias de grandes cafeicultores do Brasil, firmando-se como referência de colégio interno para meninas.

Em 2017, a instituição implementou a formação bilíngue em seu currículo regular. Essa proposta pedagógica inclui projetos multidisciplinares, desenvolvidos por meio de títulos literários em inglês que possibilitam aos alunos um aprendizado mais contextualizado e significativo.

Além da aquisição de conhecimento bilíngue, a escola também mantém projetos que visam estimular o pensamento criativo e investigativo por meio do “pensamento maker”, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. A escola é considerada a 12ª melhor do estado de São Paulo, de acordo com os resultados obtidos no ENEM 2019.

Website: colegioprogresso.com.br/itu/

Maple Bear

A escola oferece educação bilíngue, com metodologia canadense, onde os alunos trabalham em espaços planejados para se tornarem protagonistas do seu aprendizado. As crianças são estimuladas quanto ao desenvolvimento das suas habilidades, como autonomia, criatividade, poder de escolha, trabalho em equipe etc.

As salas de aula são grandes, com muitos materiais manipulativos, onde o aprendizado acontece não apenas no âmbito intelectual, mas também no emocional, social e físico. Uma das características dessa escola é trabalhar com as crianças em grupos menores, onde os professores conseguem focar as necessidades de cada aluno. Assim, a garotada da Maple Bear torna-se bilíngue naturalmente.

Fotos: Divulgação/itu.maplebear.com.br

Colégio Anglo

O Anglo Itu nasceu em 1986 com cursos preparatórios. A partir de 1993, foram criados os cursos para os níveis Fundamental e Infantil. Uma das principais características da escola é fazer com que os alunos participem efetivamente do processo de aprendizagem, de modo a desenvolverem seu espírito criativo.

A estratégia pedagógica da escola tem como objetivo formar cidadãos integrados à sociedade contemporânea e aptos a conseguirem as vagas nos melhores vestibulares do Brasil.

A escola está localizada em área central e nobre da cidade, no antigo seminário da Ordem Carmelitana, junto à praça da Independência (Praça do Carmo). As instalações do Colégio Anglo contam com capela, laboratórios de informática, de ciências, auditório, playground (Educação Infantil), sala de plantões, cantina, biblioteca etc.

Fotos: Divulgação/angloitu.com.br

Colégio Almeida Júnior

Desde a sua fundação, em 2001, o colégio atende aos níveis do ensino Infantil, Fundamental e Médio. Essa instituição se posiciona no segmento da educação com o objetivo de formar integralmente crianças e jovens mais criativos, flexíveis, questionadores, responsáveis e conscientes de seu papel na sociedade.

O colégio, que oferece educação bilíngue às crianças a partir dos três anos, trabalha em parceria com a International School no desenvolvimento do ensino. A metodologia LEGO Education, por exemplo, permite ao educador praticar ações que desenvolvam motivação, memória, linguagem, atenção, percepção e emoção.

O colégio também conta com as atividades ligadas ao mundo tecnológico, como o Minecraft Education, uma versão do jogo de blocos desenvolvida para ser utilizada em salas de aula, óculos de realidade virtual, kits Microduino para o ensino de programação e robótica, entre outras atividades.

Website: colegioalmeidajunior.com.br

Colégio Divino Salvador

Nascido na Alemanha, em 1848, Pe. Jordan fundou a Sociedade do Divino Salvador – que chegou ao Brasil em 1896. O primeiro seminário salvatoriano, inaugurado em 1922 na cidade de Jundiaí, SP, resultou na criação do Colégio Divino Salvador, que já acumula quase 70 anos de tradição. Voltada à promoção humana e formação integral dos alunos, essa instituição de origem católica tem sua proposta pedagógica sustentada por valores cristãos.

Além de uma infraestrutura bem equipada e bem localizada em Itu, o colégio utiliza a SAS Plataforma de Educação. Esse diferencial permite à escola manter seus materiais didáticos atualizados com tecnologias educacionais engajadoras; além de avaliações digitais e presenciais com relatórios e diagnósticos para professores e alunos.

Desde 2019, a instituição vem desenvolvendo o Divino Bilingual Program – método bilíngue em que as crianças vivenciam a língua inglesa em aulas de culinária, horta, educação física, artes, cinema, literatura, informática, laboratórios etc. O programa pedagógico também contempla projetos de voluntariado e desenvolvimento de habilidades socioemocionais.

Fotos: Divulgação/divinoitu.com.br

Colégio Sistema

Uma das instituições de ensino mais tradicionais de Itu, o Colégio Sistema já acumula 34 anos em atividade na área da educação infantil. A escola, que desdobra seu projeto pedagógico com o suporte do Sistema Etapa, também contempla aulas bilíngue desde a primeira fase escolar.

A partir do Fundamental I, a escola se diferencia ao aplicar avaliações contínuas que acompanham o aprendizado das crianças e criam hábitos de estudos diários.O Colégio Sistema também mantém atividades extracurriculares como educação financeira, robótica, english music, educação ambiental, laboratório de Informática, laboratório de ciências, futebol, dança einiciação musical e coral com o maestro Silmar Oliveira.

A instituição oferece ótima infraestrutura com salas climatizadas e recursos tecnológicos para melhor aproveitamento do aprendizado em turmas reduzidas. A escola também conta quadras poliesportivas, refeitório e auditório para apresentações – todos esses recursos distribuídos em um terreno de 5.000 m² cercado por muita área verde.

Fotos: Website: colsistema.com.br


Agora, você tem mais alguns motivos para colocar a cidade de Itu na sua lista de projetos. Invista na sua qualidade de vida e da sua família.

Deixe uma resposta